O Gesso
Introdução:
O gesso é conhecido à mais de 9.000 anos, sendo produzido através de esmagamento e calcinação do "gypsum" (rocha sedimentária), transformado em pó branco que misturado com água endurece rapidamente.
Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho: ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc. seca rapidamente, adquirindo sua forma definitiva de 8 a 12 minutos.
O gesso não é só bonito e barato, mas peças confeccionadas com esse material apresentam bom isolamento térmico e acústico, além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas, devidoa sua facilidade em absorver água.
Trabalho:
Apesar de endurecer rapidamente, o gesso permite que você o esculpa depois de rígido... com uma ponta de faca ou qualquer que seja a ferramenta( martelo, serrote de aço, chave de fenda, esmeril, etc) mais duro que ele. Além de muito barato tem uma gama de utilizações, entre elas a de produzir protótipos diversos.
O objeto feito em gesso quando cuidado devidamente pode durar muitos anos. Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado, liso ou com relevos, como sancas, molduras para teto, colunas, placas para composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a criatividade artistica (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc).